A Sony tem enfrentado controvérsias com seus lançamentos para PC desde que passou a exigir que os jogadores criem uma conta na PlayStation Network para acessar seus jogos na plataforma.
O presidente Hiroki Totoki reconheceu que muitos jogadores de PC estão insatisfeitos com essa exigência, mas acredita que é uma medida necessária para aumentar a segurança dos jogos.
Aprendemos muito. A maneira de encarar os problemas relacionados ao PC, por exemplo. As contas do PlayStation que oferecemos — bem, na verdade, ao oferecê-las, por exemplo, às vezes isso tende a trazer resistência. Mas para os jogos de serviço, para manter a ordem do jogo para que qualquer um possa aproveitar os jogos com segurança, precisamos criar um ambiente propício para isso e, claro, aproveitar o jogo livremente.
Ter algumas restrições, talvez não seja certo chamar de regra, mas pedir aos usuários e jogadores que sigam essas etiquetas são muito importantes e temos que continuar buscando a melhor maneira de conseguir isso.
A obrigatoriedade de uma conta PlayStation começou com Helldivers 2, causando controvérsia, principalmente porque a PSN não está disponível em alguns países, impedindo a compra do jogo nessas localidades. Contudo, a Sony tem mantido essa exigência para todos os seus lançamentos recentes.