Apesar da Sony ter revelado o PlayStation 5 Pro oficialmente dias atrás e com lançamento programado para novembro deste ano, parece que ao mesmo tempo, a empresa japonesa já está com seus planos prontos para o PlayStation 6.
Não há nenhuma informação oficial sobre o PS6, mas conforme foi reportado por um relatório via Reuters, Sony contratou a AMD para projetar e fabricar o chip do PlayStation 6.
A Intel perdeu para a AMD no contrato de fabricação dos chips para o PS6. Um dos motivos para a Intel não ter conseguido assinar o contrato foi a dificuldade em chegar a um acordo sobre o preço de cada chip vendido.
Além disso, a transição dos processadores da AMD para chips da Intel poderia comprometer a retrocompatibilidade, pois é uma função que a Sony pretende incluir em seu próximo console.
“Passar da AMD, que fez o chip do PlayStation 5, para a Intel teria colocado em risco a retrocompatibilidade, o que foi um assunto de discussão entre os engenheiros e executivos da Intel e da Sony.”
“Garantir retrocompatibilidade com as versões anteriores do PlayStation teria sido custoso e consumido recursos de engenharia. Permitir que os usuários do PlayStation joguem jogos comprados para sistemas mais antigos é uma funcionalidade que a Sony costuma incluir em um sistema de próxima geração.”
Lembrando que nada disso foi confirmado oficialmente, mas a própria Intel decidiu emitir um comunicado sobre esse relatório, discordando veementemente dessa caracterização.
“Discordamos veementemente dessa caracterização, mas não comentaremos sobre conversas atuais ou potenciais com clientes”, disse um porta-voz da Intel.
“Temos um pipeline de clientes muito saudável tanto em nossos produtos quanto em nossos negócios de fundição, e estamos totalmente focados em inovar para atender às suas necessidades.”
A Sony ou a AMD não disseram nada sobre o relatório.