Digital Foundry traz um vídeo comparativo do Final Fantasy 7 Rebirth no PS5 Pro

Final Fantasy 7 Rebirth infelizmente foi lançando com um Modo Performance que deixava um pouco a desejar, entregando uma qualidade de imagem abaixo do esperado. No entanto, parece que o PS5 Pro promete consertar isso.

Conforme testado pelo canal Digital Foundry, o uso da tecnologia de upscale PSSR no jogo traz uma renderização muito mais nítida para o jogo, com uma imagem superior aos visuais borrados em 1080p do original. Isso resulta em mais detalhes nos cenários e personagens, especialmente na textura da pele.

No PS5 Pro o jogo roda em uma resolução nativa de 1152p a 1224p, similar ao console base. No entanto, a tecnologia PSSR apresenta uma solução de upscaling muito superior a usada no original.

Apesar da melhoria na qualidade de imagem, ainda há alguns contratempos. A resolução das sombras mais longes continua bem baixa. Pop-in das folhagens também ainda ocorrem nos mesmos locais do console base. Problemas de iluminação também persistem, sem alteração.

Talvez seja pedir demais, dada a antiguidade do jogo neste momento, e o fato de que usar PSSR para atingir renderização semelhante a 4K60 no PS5 Pro parece ocupar muito do poder extra disponível no console. Há resultados semelhantes nas filmagens preliminares de jogos como Spider-Man 2 e The Last of Us Part 2, que rodam em resoluções base semelhantes ou idênticas às suas contrapartes do PS5 em seus modos de 60 fps.

Já comparado ao Modo Gráfico do original, que apresentava uma resolução maior, a qualidade de imagem do PS5 Pro é bastante similar, mas com algumas melhorias. O novo hardware faz um uso melhor de certos efeitos, como o ‘screen-space reflection’, além de contar com menos ‘ghosting’.

Apesar de possuir uma resolução nativa menor, o PS5 Pro consegue superar o Modo Qualidade em termos de detalhes renderizados. “É um lembrete de que, em alguns cenários, o upscaling com machine learning pode superar a renderização de resolução nativa”, comenta o canal.

Ainda assim, o PS5 Pro possui alguns deslizes quando comparados ao modo qualidade do console base. A nova versão conta com uma quantidade maior de artefatos na tela e uma imagem menos consistente, causadas pelo upscaling.

Quando tais artefatos estão presentes na tela, o PS5 Pro acaba oferecendo uma imagem com menos detalhes que o PS5 base, embora em outros frames a imagem já normalize e fique superior ao original.

Provavelmente o maior problema aqui é que o PS5 Pro simplesmente não é tão estável temporalmente em relação à máquina base em seu modo gráfico. Em fotos sem muito movimento de câmera, é bastante fácil encontrar um pouco de quebra na imagem, pelo menos em relação ao modo gráfico. A estabilidade da imagem em geral é mais semelhante ao antigo modo desempenho.
Soluções como DLSS e XeSS geralmente fornecem resultados mais estáveis ​. Os breves trechos de Ratchet and Clank que temos parecem exibir um problema semelhante, sugerindo que esta pode ser uma fraqueza característica da versão atual do PSSR.

No final das contas, o canal afirma que o PS5 Pro por ser comparável ao modo gráfico do base, mas com o dobro de performance, mostra que o console tem potencial para quem procura mais performance alinhada com resolução.

Últimas notícias

Silent Hill 2 Remake continua apresentando problemas no PS5 Pro

A desenvolvedora Bloober Team lançou um novo patch para...

The Callisto Protocol agora pode ser jogado na resolução de 8K com Ray-Tracing no PS5 Pro

The Callisto Protocol, um survival horror da Striking Distance...

LEGO Horizon Adventures ganha trailer de lançamento

A Guerrilla e o Studio Gobo estão desenvolvendo LEGO...

Dying Light 2: Stay Human agora roda em 4K nativo no PS5 Pro

Ontem, a Sony anunciou oficialmente os novos jogos que...

Novo projeto da Naughty Dog está em desenvolvimento desde 2020

O mais recente grande lançamento da Naughty Dog foi...