Disponível no mercado desde março, Dragon’s Dogma 2 foi bem recebido pelos jogadores por seu gameplay e mundo, mas o jogo também foi detonado por sua má otimização em todas as plataformas.
Nos últimos meses, a Capcom lançou diversas atualizações para Dragon’s Dogma 2 com o objetivo de melhorar o desempenho, mas o resultado não era dos melhores, até que recentemente a empresa acertou.
“Em Dragon’s Dogma 2, o poder de processamento da CPU é alocado para processar os pensamentos de cada NPC, bem como os efeitos na física dos personagens. Portanto, em cenas onde muitos NPCs aparecem ao mesmo tempo, como nas cidades, a carga da CPU ficava extremamente alta, o que em alguns casos afetava a taxa de quadros. Como a CPU era nosso gargalo, soluções relacionadas à GPU, como reduzir a resolução, tiveram pouco efeito na melhoria da taxa de quadros”, explicou a equipe.
Então, desde o lançamento do RPG de ação, a equipe tem refeito a forma como os pensamentos dos NPCs são processados e feito pequenos ajustes, incluindo a alteração da ordem em que os processos são executados para melhorar o desempenho.
Quando a equipe finalmente alcançou tais melhorias, isso também resultou que o jogo rodasse a uma taxa de quadros mais alta no PS5, entre 50 e 60 FPS.