Com a chegada do PlayStation 5 Pro, é altamente esperado que todos os jogos lançados no console, sejam executados da melhor forma possível e com os gloriosos 60 FPS.
No entanto, conforme foi reportado pelo portal The Verge originalmente em abril deste ano e agora reiterado por Tom Warren, a Sony não exige que todos os jogos aprimorados para o PS5 Pro rodem a 60 FPS ou suportem Ray-Tracing.
Ou seja, ainda haverá diversos jogos (PS5 Pro Enhanced) que serão executados a 30 FPS no PlayStation 5 Pro. Mas no geral, essa decisão dos 30 FPS vai depender de estúdio para estúdio.
“Enquanto a Sony deseja que este novo modo esteja disponível nos jogos, o rótulo Enhanced do PS5 Pro ainda estará disponível para uma variedade de outros cenários que incluem jogos a 30 FPS. Os desenvolvedores têm a opção de aumentar a resolução alvo para jogos do PS5 Pro que rodam em uma resolução fixa no PS5 ou até mesmo aumentar a resolução máxima alvo para jogos que rodam em uma resolução variável no PS5.”
“Isso pode significar que veremos jogos otimizados para o PS5 Pro que rodam com uma resolução entre 1080p e 1440p a 30 FPS no PS5 padrão e entre 1280p e 2160p no PS5 Pro, mantendo a mesma taxa de quadros. Um aumento fixo de resolução de 1440p para 2160p também qualificaria o jogo como otimizado para PS5 Pro.”“Os desenvolvedores também poderiam optar por habilitar efeitos de ray-tracing e obter o rótulo de otimizado para PS5 Pro sem melhorar a resolução ou a taxa de quadros. Se um desenvolvedor quiser visarem 60 FPS em vez de 30 FPS com a mesma resolução, isso também pode qualificar o jogo como otimizado para PS5 Pro.”
No entanto, o The Verge observa que para um jogo receber o rótulo de “otimizado” no PS5 Pro, não basta apenas ter uma taxa de quadros mais estável. A Sony não concederá esse rótulo a jogos com resolução variável que apenas aumentem a resolução mínima sem melhorar a resolução máxima.
Por exemplo, se um jogo passar de uma resolução variável de 1440p–2160p para 1800p–2160p, ele não será considerado “otimizado”.