A Sony já afirmou que tem planos de expandir o alcance dos seus jogos, com lançamentos no PC e também levando suas IPs para o mercado mobile. No entanto, os consoles continuaram sendo o foco da empresa.
Durante uma recente entrevista, o CEO Hideaki Nishino foi questionado sobre o aumento de popularidade do PC como plataforma de jogos e como isso afeta a Sony. Em resposta, o CEO afirmou que esperam expandir seus jogos para o PC, mas com os consoles se mantendo como o “núcleo do seu negócio”.
Eu acho que com dispositivos móveis, há muitos jogos que mostram anúncios, e PCs são difíceis de configurar, mas com o PlayStation, uma vez que você o liga, você pode experimentar o conteúdo que comprou imediatamente. Os produtos são exibidos claramente nas lojas onde você compra o software, então é uma experiência intuitiva.
Estamos tentando aumentar nossa fatia do mercado geral de jogos desenvolvendo conteúdo para PCs também. Não há dúvida de que os consoles domésticos serão o núcleo do nosso negócio, mas ao oferecer títulos para dispositivos que não sejam consoles domésticos, alcançaremos uma gama maior de clientes.
Comentando a respeito das vendas da geração passada, o CEO afirma que o PS4 Pro representou cerca de 20% das vendas totais do PS4 no mundo todo. Considerando que o PS4 vendeu 117 milhões, isso significa que o PS4 Pro vendeu cerca de 23 milhões de unidades.