Já estamos bem avançados na geração, com o PS5 Pro chegando ainda este ano como o upgrade de meio de geração, e os próximos PlayStation e Xbox devem chegar em alguns anos. No entanto, para Shawn Layden, antigo chefe da Sony, as empresas precisam parar de competir por teraflops.
Comentando sobre os consoles, Shawn Layden afirma que as empresas já atingiram o teto do que é possível entregar em qualidade com base no reajuste de preço de novos hardwares e o foco agora deveria ser competir com base nos jogos e não potência do console.
Fizemos essas coisas dessa maneira por 30 anos, a cada geração esses custos aumentavam e nós nos reajustávamos com base nisso. Chegamos ao limite agora, onde o centro não pode mais se manter, não podemos continuar a fazer as coisas que fazíamos antes. É hora de um reset total no modelo de negócios, um reset total no que é ser um videogame.
Ele estagnou. Estamos no estágio de desenvolvimento de hardware que eu chamo de ‘só cães conseguem ouvir a diferença’. Se você estiver jogando seu jogo e a luz do sol estiver entrando pela janela na sua TV, você não verá nenhum ray tracing. Tem que ser super otimizado… você tem que ter um monitor 8K em uma sala escura para ver essas coisas.Estamos brigando por teraflops e esse não é o lugar para se estar. Precisamos competir em conteúdo. Aumentando as especificações da caixa, acho que atingimos o teto.